22/09/2010

Dar corda ao texto



«No que se conquista há que descontar o que se sofre para conquistar.
E o saldo é normalmente negativo.»

Vergílio Ferreira, in Conta-corrente 4



Nos gritos da meia-noite, moça mui desamparada e enamorada se entregou. Na medida da posse, catorze centímetros pecados por defeito entre as mãos e o destino. Na imperfeição, tigresse que se faz recolher em capricho numa chuva para tolos. No tempo, um sobrolho meio depilado e a folgança do lobo que se diz sexy na visão. No uivo ruidoso de quem faz anunciar a chegada, pés descalços e cabeças ensopadas diluem loucura e inocência na sapataria mais próxima. Nas lonas pela floresta encantada, uma tigresse albina reivindica borrões e pragueja os saldos, numa poça de lama. No brado arrastado pela corrente, lobo que estremece vaidade extrema e socorre a moça desamparada. Na cadeia da inutilidade, ressuscitam catorze centímetros em saltos, nas manápulas do jovem lobo. No despertar da incredulidade, moça que grita visão em pensamento: “Chiça, não tinhas nenhuma avozinha para comer...?”. Na fome sintonizado, lobo que lambe pinguços caídos do meio sobrolho: “Amou, Gata? A minha underware, adivinha cá... 100% tigresse!”. Na percentagem exacta da tolice, monção que suspira e relógio que pende para a meia-noite...

12 comentários:

Antonio José Rodrigues disse...

Belíssímo texto, Blogadinha. Ele nos remete a uma reflexão que a Chapeuzinho Vermelho, a Loba, ludibriou o lobo, faminto de amor.

Beijos piauienses

Antonio José, seu fiel seguidor.

Blogadinha disse...

António José Rodrigues
A ideia era explorar o universo da Gata Borralheira, mas já não havia príncipes em stock... Bem-vindo e obrigado pelo seguimento! :)

I disse...

Du chaud, du chique, oh la la!

CarMG disse...

Perco-me no jogo das palavras como se fossem música!

A transversalidade dos contos que nos perseguem pela vida adulta, "Chiça"! Lança as tuas tranças Rapunzel, dá-te primeiro para que eu me dê a ti!!!!! Talvez nunca tenham havido príncipes em stock ;)

lynce disse...

Gostei da frase, "Na medida da posse, catorze centímetros pecados por defeito entre as mãos e o destino." Mas porque catorze quando podia ter dezoito, humm?
E mais não digo antes que seja vitima de má interpretação e consequente espancamento...é que isto de comentar post de intelectuais pode tornar-se num autêntico pesadelo...
:)))

Blogadinha disse...

I, vamos aos saldos? :P

CarMG
Talvez nunca tenhamos pendurado as tranças e descer nelas as ameias do castelo para ir à procura... Obrigado pela musicalidade e seguimento! :))

Lynce
Provocada ou inocente, a má interpretação aos autores se redirecciona e agradeço. A altura dos saltos altos deixo à tua consideração: se és homem para isso, calça-os com a alma - vais precisar!!!! :P

Ana Tapadas disse...

Eu poderia ficar aqui a comentar o teu post. É uma excelente escolha, mas eu sou suspeita: adoro o Autor, sou prof. de Literatura, etc, etc...mas só te digo que a tua frase poderia ser o meu lema também:
«Nosotros no perdemos tiempo en la vida;
Lo que se pierde es la vida, al perder el tiempo.»
Penso que ando a perder um pouco da vida...
Beijo

M disse...

Cada vez que venho aqui fico maravilhada, escreves mesmo bem.
bj

lynce disse...

Não concordo nada com essa frase generalista do Virgilio Ferreira. E porquê? Perguntas tu. Pois eu respondo, porque há conquistas extremamente fáceis de se conseguir...e cada vez mais.

Blogadinha disse...

Ana Tapadas
Não advém do meio mas da razão: transpira realismo e sobriedade. Logo, identificação garantida – é um excelente autor. Mais cedo ou mais tarde, todos sentimos que há tempo que nos escapa por entre os dedos. Importa a coragem de fechar a mão no tempo certo. A frase do cabeçalho é excerto de um poema bem corrido por aí: “No dejes ir la vida en cosas inútiles”. Vive e sente! Bjo

M, é reflexo desses olhares, nada mais. Bjo

Lynce, mas são sensaboronas e não transpiradas! ;)

Sofia disse...

Antes de mais uma dúvida ou uma reclamação(começo bem)... este teu blogue nao tem feed,tem? Porque é o único dos que sigo que não recebo informação de novos posts!!! Desta vez "acordada" pelos teus comentarios que costumam acompanhar temporalmente novos posts vim aqui... e pimba! Diz-me "minha netinha" como faço para te ver melhor?
Agora, depois desta baralhação... gostei tanto das mangas que se podiam fazer com o pano que teceste... belo trabalho!
PS-Confesso que andei a saltar, primeiro em dúvidas e depois em divertimento, com os 14 cm do dito alto salto!

Blogadinha disse...

Sofia,
Por estima visito os meus em cada regresso a casa e nesta, porta escancarada cujo anúncio de chegada esperava não carecer... É "feedido", mas não lhe tinha dado pelo cheiro - obrigado pelos reparo e salto (alto)! :))